15 de jan de 2012

Jornada Mundial da Juventude

.
.
A Jornada Mundial da Juventude é a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Ela reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.
.
Foi idealizada por João Paulo II, em seu Pontificado, e é um evento que reúne centenas de milhares de pessoas, especialmente jovens, de todo o mundo. O evento é celebrado a cada três anos numa cidade escolhida pelo santo Padre. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas em cada Diocesse do país escolhido. A Igreja, nas Arquidioceses, promove eventos com a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, que são os símbolos da Jornada. Para cada Jornada, o Papa escolhe um tema.
.
“O principal objetivo das Jornadas é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações.” (Carta de João Paulo II ao Cardeal Eduardo Francisco Pironio na ocasião do Seminário sobre as Jornadas Mundiais da Juventude organizado em Czestochowa).
.
Durante as Jornadas acontecem eventos diversos como Missas, adorações, momentos de oração, palestras, partilhas, shows, teatros e danças, e em diversas línguas. A Igreja convoca todos os jovens a fazerem uma experiência com o amor de Deus que passa pela cruz, mas que não para na dor e no sofrimento, vai além. É sinal de salvação, de vida eterna.
.

A Jornada Mundial da Juventude é uma festa da alegria. O entusiasmo e o caráter juvenil se manifestam na JMJ por meio da dança, da música e das diversas manifestações artísticas pelas ruas e nos lugares dos encontros, sejam espontâneas ou organizadas: é uma festa da coexistência pacífica de muitas nações. A JMJ é uma festa da união acima das barreiras do idioma e da cultura, e, por isso, uma expressão da certeza de que Deus trará para a humanidade uma nova época, da justiça e da paz..
.
.
Maiores informações no site: www.jmjbrasil.com.br

Nenhum comentário: