20 de nov de 2010

Santidade: 'Se Jesus quer, eu também quero'!

Testemunho de Dom Salvador Paruzzo.

No dia 25 de Setembro foi beatificada uma jovem italiana, Chiara Luce Badano. Uma jovem nascida em 1971 que aos 18 anos ficou tomada por um câncer que a levou a morte depois de um ano em 1990.

Enquanto acompanhava a celebração da beatificação, pela televisão, fiz a ela um pedido: “Chiara Luce, neste dia em que a Igreja celebra a tua festa, concedi-me a graça da saúde”.


Ouvindo a homilia do Arcebispo algo me impressionou muito. Quando os médicos revelaram a Chiara Luce a doença que ela tinha, voltando para casa entrou no seu quarto, se jogou na cama e ficou chorando por um bom tempo. Depois saindo do quarto, ela que participando dos encontros Gen (Geração Nova do Movimento dos Focolares) tinha descoberto o amor de Deus e escolhido Jesus Abandonado como medida maior do amor, á sua mãe disse com decisão: “Se Jesus o quer, também eu quero”. Iniciando a viver esta doença como a missão que Jesus lhe tinha confiado.


Estas palavras foram a resposta de Chiara Luce ao meu pedido. Também eu disse a Jesus: “Jesus, se tu queres também eu quero.”


Este período está sendo muito frutuoso. Ser Bispo na verdade não é somente organizar a evangelização, animar o clero e os religiosos, incentivar os leigos, celebrar etc. antes de mais ser Bispo é tomar cada dia a cruz com Jesus, é oferecer ao Pai com Jesus alegrias e sofrimentos, mais que fazer muita coisa é “completar na minha carne aquilo que falta á paixão de Cristo pelo bem da Igreja”.


Esta atitude de aceitação da cruz e de oferta foi preparada pelo retiro espiritual ao qual participei na Suíça. Um banho de espiritualidade entre as montanhas de Saint Maurice e Beex. Com mais de 50 Bispos vindos de tantas nações: Coréia, Filipinas, Tailândia, Índia, Paquistão, Síria Líbano, África, Madagascar, varias nações da Europa, Canadá, Argentina e Brasil.


Oração, estudo, partilha de experiências, passeios: 10 dias de Tabor, como reza uma canção: “raiz na terra, pensamento no céu, humanidade no coração”. O tema central do nosso retiro nos impulsionou a “Responder ao amor de Deus fazendo a Sua vontade”.


No final tinha de voltar de Saint Maurice até o aeroporto de Zurique.


De manhã cedo um jovem se prontificou para acompanhar-me á estação do trem. Daí a pouco chegou outro jovem amigo e os dois esperaram o trem sair para continuar abanando seus lenços. Tive a impressão de ver os dois Anjos que no sepulcro apareceram a Maria Madalena, convidando-a a não chorar, pois Jesus ressuscitou.


No trem sentou ao meu lado um homem de origem turca, conversamos um pouco em francês e quando chegamos a estação de Lousanna, teu tinha que trocar de trem. Porém com as várias malas não era fácil para mim. Espontaneamente aquele turco, não somente me ajudou a carregar as malas, mas me acompanhou até o outro trem, e esperou que partisse, antes de continuar a sua viagem. Em Genebra foi um jovem suíço, que espontaneamente me ajudou a carregar as malas para trocar de trem para ir até o aeroporto. Espontaneamente lembrava o Salmo 33 “Deus coloca seus Anjos para te proteger no caminho”.


No dia 7 de Agosto fui para a Sicília, a minha terra, para conviver com os meus familiares.


Foi também uma bela ocasião de encontrar Bispos, sacerdotes, os familiares dos padres Fidei Donum que trabalham em nossa diocese, Pe. Giovanni Giglio e Pe. Giovanni Battaglia.


Primeira cruz


Depois de alguns dias (10 de Agosto) eis que inesperadamente iniciou uma dor no joelho e na perna, um médico amigo logo veio me ajudar com alguns remédios. Depois de alguns dias surgiram bolhas que se espelharam por toda a perna direita, enquanto continuavam as dores. Procurei uma dermatóloga que me orientou com vários remédios.


Voltando para o Brasil procurei um médico de confiança. Explicou-me que se tratava provavelmente de Herpes Zoster e que precisava alguns meses para se restabelecer.


Aconselhado por um amigo fui fazer algumas sessões de acupuntura. Mas realmente para este problema precisa tempo para se reconstituir a cobertura dos nervos atingidos.


Agora estou fazendo fisioterapia.


Segunda cruz


No entanto chegou outra notícia: o Ecônomo da Diocese, o Comendador Francisco Rodrigues Pinha, por causa de um enfarte faleceu. O Senhor Pinha meu grande colaborador e amigo, com o qual caminhamos juntos ao longo destes 11 anos de vida da diocese. Certamente já realizou a sua missão e Deus o chamou para a sua Casa.


Terceira cruz


Depois de chegar ao Brasil me comunicaram que um religioso responsável de uma paróquia, por motivos físicos e psicológicos deixou a paróquia.


Hoje continuo a recuperação com tranqüilidade. É tempo de celebrar o Sacramento da Crisma, o Vigário Geral substitui. Aos encontros os Bispos no Regional e no Sub Regional, vai o Vigário da Pastoral.


Quero agradecer a compreensão dos padres e a todos àqueles que se uniram numa corrente de oração pela minha saúde.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


por Dom Salvador Paruzzo
(Aprendendo com a Beata Chiara Luce - Se Jesus quer, também eu quero! 2010-11-16)
FONTE: http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=4958
 Santa Chiara Luce, rogai por nós!

Nenhum comentário: